» Urgezes Circular
URGEZES CIRCULAR
Nasce de uma candidatura da Junta de Freguesia de Urgezes ao Fundo Ambiental (Junta+) do Ministério do Ambiente e Ação Climática, em consorcio com o Laboratório da Paisagem. Desenvolveu-se através da sensibilização para a reutilização de resíduos, sejam eles industriais ou comerciais, e para a mudança de comportamentos dos nossos cidadãos. É um projeto que nasce da comunidade, da sua vontade de localmente, junto da população, de cada rua de cada habitante alterar hábitos, imprimir uma educação ambiental que nos leva ao caminho verdadeiro e sem retorno da sustentabilidade.
É um projeto integrador e multissetorial, que tem por base princípios fundamentais assentes no modelo de Governança Guimarães 2030: Educar, Sensibilizar, Envolver, Partilhar, Investigar, Comunicar. Estes princípios estão internalizados nos diferentes eixos que o Urgezes Circular pretende implementar:
Eixo 1 – “Educar & Transformar”
Eixo 2 – “Prolongar & Reparar”
Eixo 3 – “Valorizar & Inovar”
“Educar & Transformar”
O desafio foi educar e transformar o cidadão local recorrendo a iniciativas de sensibilização e sessões de capacitação, com o objetivo de criar uma sociedade mais consciente e responsável sobre a necessidade urgente da adoção de hábitos de produção e consumo mais sustentável.
“Prolongar & Reparar”
Com a premissa de “Prolongar & Reparar” foram recuperadas infraestruturas locais para estimular o cidadão para a entrega de produtos e equipamentos em fim de vida, com o intuito de possibilitar a sua recuperação e valorização sob diferentes formas, garantindo, assim, uma verdadeira estratégia de Economia Circular Local. “O Armazém”, apos a sua requalificação, atua como centro de recolha e transformação de produtos ou equipamentos em fim de vida. Neste espaço, equipado com ferramentas e bancadas, qualquer cidadão pode reparar ou transformar um produto/equipamento através do trabalho voluntário de cidadãos locais, antigos mestres e profissionais de diferentes sectores.
“Valorizar & Inovar”
O projeto Urgezes Circular soube reconhecer, integrar e envolver vários setores económicos locais conseguindo que todos abraçassem a estratégia comum da circularidade. Neste envolvimento comunitário, a inovação maior residiu na convocação de cidadãos locais seniores a assumir um papel de destaque nesta estratégia, onde a valorização dos seus conhecimentos foi evidenciada em sessões teórico-práticas intergeracionais, que procuraram dar a conhecer e recuperar lavores e ofícios antigos. O Urgezes Circular ganhou com isto uma identidade multissetorial e transgeracional que trouxe valor ao território.