Skip to content Skip to main navigation Skip to footer



É um projeto promovido pela Junta de Freguesia que visa promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas que se encontrem em situação de vulnerabilidade social. Para dar resposta a estas fragilidades o Urgezes Solidário promove diferentes respostas sociais através de diferentes valências adaptadas às várias necessidades:

– Loja Social;

– Bolsa de Emprego;

– Bolsa de Voluntariado;

– +Ancião:

– Projetos em Rede.

É projeto de Solidariedade Social que envolve um conjunto de atividades dinamizadas na sua grande maioria por voluntários/as e com a colaboração da Rede Social.

Loja Social

É uma valência do US que visa potenciar a criação de respostas mais adequadas aos problemas sociais, rentabilizando os recursos existentes. Surge como importante recurso no combate à pobreza, na medida em que poderá atenuar algumas necessidades imediatas das famílias carenciadas, através da criação de um banco de bens, novos ou usados, doados por particulares ou empresas.

Tipos de Bens: Vestuário/Calçado, Brinquedos, Camas Articuladas, Cadeiras de Rodas, Andarilhos, artigos para bebé, entre outros.

Bolsa de Emprego

É uma das valências do US e pretende incentivar a mobilidade e inserção no mercado de trabalho na freguesia e região. Divulgamos, através das redes sociais, ofertas de emprego e estágios profissionais e apoiamos o/a candidata no processo de recrutamento.

+Ancião

Destina-se a apoiar toda a comunidade residente na Freguesia de Urgezes com idade igual ou superior a 65 anos em situação de isolamento ou vulnerabilidade social, com um conjunto de respostas sociais que promovam o bem-estar dos idosos.

Projetos em Rede

São atividades temporárias e/ou contínuas, realizadas em grupo e com parcerias sociais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade. Estes parceiros são a estrutura social composta por pessoas ou instituições da Freguesia e do Concelho que partilham valores e objetivos comuns.

Bolsa de Voluntariado

É um espaço de encontro entre pessoas que expressam disponibilidade e vontade para serem voluntários/as.  Após a inscrição e formação, o voluntário/a fica apto a intervir de forma ativa na comunidade, assumindo o papel de agente de mudança.