CNE 322
O Agrupamento 322 de Sto. Estevão de Urgeses é a representação local do Corpo Nacional de Escutas e deu os primeiros passos em Maio de 1969, pela mão do então pároco Reverendo Joaquim Pimenta Rodrigues, quando foi solicitado o pedido de filiação.
A 19 de Maio de 1969, foram escolhidos os patronos das seções. Os lobitos pediram como patrono Pio XI e os juniores (exploradores agora) o patrono Egas Moniz, e o respetivo número.
As primeiras promessas aconteceram no dia 26 de Julho de 1969, contando com os agrupamento da Costa, Vizela S. Miguel e Polvoreira como testemunhas deste ato. Foi presidida a cerimónia pelo então Chefe Regional Reverendo Padre Américo.
O escutismo primeiramente nasceu para rapazes, sendo que nos início dos anos 90, foi aberto a raparigas, sendo reforçado a equipa de dirigentes femininos.
A partir dessa altura, o agrupamento foi crescendo, com altos e baixos até aos dias de hoje.
Várias atividades internas e externas, várias representações foram movendo os rapazes e raparigas que fazem parte deste agrupamento.
Atualmente, somos um agrupamento com quase 55 anos, já com cerca de 75 elementos, crianças, jovens e adultos dinâmicos e empreendedores, divididos pelas quatro secções.