Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Capela dos Remédios



Existem notícias de que, em 1554, um tal Pedro Gomes, morador do Casal de Chouselas da vizinha freguesia de Polvoreira terá fundado esta Capela ou ermida como ao tempo se dizia. A Capela já não é nada do que foi e pouco ou nada resta da obra primitiva, salvo a fachada principal e tem o aspecto das coisas do séc.XVI. Em meados deste século XVI registaram-se em Guimarães vários surtos de peste, flagelo terrível que dizimava populações inteiras.
Diz-se que em 31 de Julho de 1599, a Câmara de Guimarães, fugida da vila por causa da peste, efectuou nesta capela uma reunião na qual nomeou Frei Gaspar das Chaves, religioso franciscano, para o cargo de provedor temporal dos pobres e doentes que a ela acorressem.

Tendo entrado em ruína, foi reconstruída por volta de 1868 ou 1873 por D. Narcisa Leite de Magalhães e Couto, dos Coutos da Misericórdia. A obra obedeceu aos cânones da arquitectura do século XIX.

Em 2009 foi transferida em virtude da construção da Via que ligou a rotunda dos Remédios à Rua António da Costa Guimarães, pela Rua Nossa Senhora dos Remédios.