Associação Social e Cultural de Urgezes
IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social
Fundada em 26 de Março de 2003
QUEM SOMOS E A QUEM SERVIMOS
Há já algum tempo, um grupo de residentes na Freguesia de Urgezes vinha tomando consciência de que não existia apoio social a crianças e idosos, na Freguesia, sendo urgente alguém tomar a iniciativa de criar algo que minorasse essa realidade. É nesse contexto que um grupo de residentes decidiu avançar para a constituição de uma associação que, numa primeira fase, dada a disponibilidade manifestada pela Junta de Freguesia de Urgezes, em ceder parte das suas instalações, decidiu avançar para a criação do Centro de Convívio para Idosos. Relativamente aos jovens, também, as carências são gritantes. No entanto, parece-nos que esta área será a que melhor está servida, dada a existência de duas associações, cuja principal atividade é o desporto, integrando a área de formação dos jovens.
Assim, nasceu a Associação Social e Cultural de Urgezes que, hoje e apesar da sua juventude, já, presta apoio a cerca de 20 idosos que, diariamente, frequentam o referido Centro.
Para o efeito, foi adquirida uma viatura ligeira de passageiros que, diariamente, transporta para o Centro e do mesmo para as suas habitações, cerca de uma dezena de utentes.
No Centro de Convívio para Idosos, temos um serviço de fornecimento de água engarrafada e sumos. Diariamente, é fornecido um lanche (sandes, tostas, bolachas e bolos), acompanhado de uma bebida quente (chá, café, cevada e leite), só, possível, graças aos apoios de algumas entidades oficiais, entidades particulares, associados e beneméritos.
A Associação Social e Cultural de Urgezes tem um plano de atividades que se divide em duas partes.
– A primeira destina-se à Área Pedagógica, da qual, constam:
– A interação com outras instituições;
– A realização de encontros com associados, de acordo com o programa a elaborar pela Direcção;
– As Reisadas;
– A comemoração do aniversário da Associação;
– A Festa de S. João;
– A Festa dos Avós;
– O passeio anual;
– O Magusto (Festa de S. Martinho);
– A Festa de Natal.
Relativamente à realização do passeio anual, pretende-se proporcionar às pessoas frequentadoras do Centro de Convívio estadias fora do quadro habitual de vida e contacto com outras comunidades e espaços diferentes.
A vivência em grupo é uma forma de integração social do idoso que promove o seu desenvolvimento social.
A segunda parte do plano de actividades está reservada à Área Cultural, com a criação do Grupo de Cantares Populares, em que se desenvolvem atividades promovidas pelo mesmo, com a aprovação e o apoio da Direção da Associação.
Objetivos:
– Prevenir a solidão e o isolamento;
– Incentivar a participação e incluir os idosos na vida social local;
– Promover as relações pessoais e entre gerações;
– Evitar ou adiar ao máximo o internamento em instituições.
Conseguindo alcançar todos estes vetores, a Associação concretiza os objetivos para a qual foi criada.
Outro dos objetivos da Associação é contribuir, de alguma forma, para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Uma vez que os residentes na Freguesia estão empregados, principalmente, na indústria têxtil e no pequeno comércio, durante o dia, pura e simplesmente, não estão em casa. Consequentemente, os idosos ficam sozinhos em casa, entregues a si mesmos. Esta Associação pretende retirar os idosos de casa, do sofá, da nostalgia, em que vivem, proporcionando-lhe um sentimento de bem-estar, para que, ao fim do dia, no regresso a casa dos seus filhos, netos e demais familiares, estes os encontrem com um ar mais sereno e feliz e com a abertura propícia para o diálogo que, tanto, contribui para uma boa vivência em família.
Outro objetivo da Associação é a criação do Centro de Dia. Mas, para que isso aconteça, necessita de um terreno ou um edifício, que, já, solicitou às entidades competentes. A Associação aguarda, serenamente, que esta pretensão lhe seja concedida, atendendo aos constrangimentos financeiros que o País vive atualmente. Só depois disso, poderá apresentar um projeto com a finalidade de obter o financiamento necessário para a criação do Centro de Dia e concretizar o objetivo de a Associação se tornar mais funcional e atraente, mantendo e melhorando o seu estatuto de instituição de utilidade pública. Na obra a levar a efeito, pretende-se, também, instalar, desde já, o apoio domiciliário que pensamos que nunca poderá estar desligado do Centro de Dia para Idosos, e é uma das necessidades mais prementes para a freguesia de Urgezes, pelo que constituirá uma das nossas principais prioridades.
A nossa mensagem passa pelo apelo que fazemos aos familiares dos idosos e, também, a eles mesmos: levem-nos, vão e incentivem-nos a deslocarem-se, desloquem-se aos centros sociais, porque, lá, encontrarão o convívio saudável, pessoas que, numa animada cavaqueira, num simples jogo de cartas ou na leitura de um livro, encontram a força anímica necessária, para enfrentarem a vida, pelo lado positivo, e afastam deles os maus pensamentos que, depois de uma vida cheia de trabalho e de consumições, começam a apoquentar as suas mentes.
Concluímos a nossa apresentação com a composição de dois grandes objetivos:
– Primeiro objetivo: Proporcionar às pessoas um envelhecimento ativo.
– Segundo objetivo: Proporcionar às pessoas um envelhecimento com qualidade de vida.
– Da soma destes dois objetivos resultará o BEM ENVELHECER, um trabalho socialmente necessário.
A Associação Social e Cultural de Urgezes tem a sua sede na Rua Alfageme de Santarém, n.º 706 – Urgezes – 4810-490 Guimarães, com o seguinte horário de abertura: das 10h00m às 12h00m e das 14h00m às 18h30m, de segunda a sexta-feira.